MENU
Listagem de estabelecimentos para exportação para a Grã-Bretanha – Registo no TRACES NT
As Autoridades do Reino Unido manifestaram a sua preocupação ao verificarem que grande parte dos estabelecimentos aprovados nos Estados-Membros da UE não estão registados no Traces NT, em particular os estabelecimentos produtores de carne e de produtos lácteos. Na tabela abaixo, verificamos a discrepância entre o número de estabelecimentos portugueses destes setores que constam nas listas nacionais (SIPACE), e aqueles registados no Traces NT.
De acordo com o transmitido em tempos através de notícia publicada no SIPACE, as autoridades Britânicas informaram que, por forma a manterem o seu comércio com o Reino Unido, as empresas produtoras de géneros alimentícios e subprodutos de origem animal terão de estar registados no sistema informático TRACES NT. Tal registo é necessário quer para os importadores britânicos notificarem a chegada das mercadorias através do IPAFFS (notificação obrigatória a partir de 1 de janeiro de 2022), quer para emissão de certificados sanitários, previstos entrarem em aplicação a partir do último quarto deste ano.
Relembramos assim a importância de os operadores procederem atempadamente a este registo, que ainda terá de ser validado pelos serviços da DGAV nas respetivas regiões.
27 julho 2023