MENU
OUVIR

Colóquio «O papel da Pastorícia Extensiva na Biodiversidade – Será o Pastor o Guardião do Ecossistema?»

A convite da ACOM – Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Raça Churra Galega Mirandesa em colaboração com o Município de Miranda do Douro, a DGAV esteve presente no colóquio intitulado «O papel da Pastorícia Extensiva na Biodiversidade – Será o Pastor o Guardião do Ecossistema?», que se realizou hoje, dia 10 de abril, no mini auditório de Miranda do Douro.

A Diretora-Geral da DGAV, Susana Guedes Pombo, participou na Sessão de Abertura e a chefe do Gabinete dos Recursos Genéticos Animais, Maria José Costa, realizou a “Apresentação de 10 anos de resultados do apoio às raças autóctones de ovinos e caprinos: principais indicadores”.

Um dos principais objetivos do Colóquio foi refletir sobre o valor dos pequenos ruminantes, ovinos e caprinos, como guardiões dos ecossistemas e da biodiversidade, e o seu contributo na redução da carga combustível, como uma estratégia ecológica e preventiva de silvopastorícia, agindo na redução da biomassa vegetal e, consequentemente, na diminuição do risco e da intensidade dos incêndios rurais.

Programa do Colóquio

10 de abril, 2026


© 2026 | Direção-Geral de Alimentação e Veterinária

Skip to content