MENU
OUVIR

TRACES

O TRACES  – TRAde Control and Expert System – é a plataforma on-line da Comissão Europeia para a certificação sanitária e fitossanitária necessária na importação, para a União Europeia (UE), nomeadamente de animais, produtos de origem animal, géneros alimentícios de origem não animal,  alimentos para animais e vegetais, produtos vegetais e material de propagação vegetal e  para a certificação no comércio intra-UE de animais e produtos animais  e para algumas exportações a partir da UE. .

O novo TRACES-NT (TRAde Control and Expert System – New Technology) inclui  também a certificação de sementes, material de propagação, produtos de origem biológica e madeiras.

O TRACES NT, cuja sigla é TNT, disponibiliza uma área de documentação, acessível ao público em geral, com manuais de utilização e outra informação relevante.

TRACES NT IMPORT

Em funcionamento desde fevereiro de 2020.

O manual de apoio a Operadores encontra-se disponível na área de documentação do TRACES NT, de acesso público.

TRACES NT INTRA

Em funcionamento desde outubro de 2021.

Os manuais para apoio a Operadores encontram-se disponíveis na Pasta TRACES Toolkit do CIRCABC, de acesso público.

Nota: abrir hiperligação no Google Chrome

TRACES NT EXPORT

Em funcionamento desde 1 de janeiro de 2022.

Os manuais para apoio a Operadores encontram-se disponíveis na Pasta TRACES Toolkit do CIRCABC, de acesso público.

Consulte ainda:

APOIO ao TRACES NT NA DGAV

Após consulta atenta da informação acima disponibilizada, caso não encontre resposta à sua questão, ou não conseguir ultrapassar a dificuldade que encontra, remeta-nos a sua dúvida para traces_pt@dgav.pt, especificando os seguintes dados: nome da empresa/operador; morada; NIF;  NCV/Nº de registo (conforme SIPACE) e outra informação que considere relevante.

Última atualização 07-02-2022


Migração para o Traces NT

© 2021 | Direção-Geral de Alimentação e Veterinária