MENU
TRACES
O TRACES – TRAde Control and Expert System – é a plataforma on-line da Comissão Europeia para a certificação sanitária e fitossanitária necessária na importação, para a União Europeia (UE), nomeadamente de animais, produtos de origem animal, géneros alimentícios de origem não animal, alimentos para animais e vegetais, produtos vegetais e material de propagação vegetal e para a certificação no comércio intra-UE de animais e produtos animais e para algumas exportações a partir da UE. .
O novo TRACES-NT (TRAde Control and Expert System – New Technology) inclui também a certificação de sementes, material de propagação, produtos de origem biológica e madeiras.
O TRACES NT, cuja sigla é TNT, disponibiliza uma área de documentação, acessível ao público em geral, com manuais de utilização e outra informação relevante.
TRACES NT IMPORT
Em funcionamento desde fevereiro de 2020.
O manual de apoio a Operadores encontra-se disponível na área de documentação do TRACES NT, de acesso público.
TRACES NT INTRA
Em funcionamento desde outubro de 2021.
Os manuais para apoio a Operadores encontram-se disponíveis na Pasta TRACES Toolkit do CIRCABC, de acesso público.
Nota: abrir hiperligação no Google Chrome
TRACES NT EXPORT
Em funcionamento desde 1 de janeiro de 2022.
Os manuais para apoio a Operadores encontram-se disponíveis na Pasta TRACES Toolkit do CIRCABC, de acesso público.
Consulte ainda:
APOIO ao TRACES NT NA DGAV
Após consulta atenta da informação acima disponibilizada, caso não encontre resposta à sua questão, ou não conseguir ultrapassar a dificuldade que encontra, remeta-nos a sua dúvida para traces_pt@dgav.pt, especificando os seguintes dados: nome da empresa/operador; morada; NIF; NCV/Nº de registo (conforme SIPACE) e outra informação que considere relevante.
Última atualização 07-02-2022
Migração para o Traces NT