MENU
4 de outubro | Dia Mundial do Animal

A Direção-Geral de Alimentação e Veterinária assinala no dia 4 de outubro o Dia Mundial do Animal, sublinhando a importância das medidas que asseguram, em simultâneo, o bem-estar dos animais de companhia e a proteção da saúde pública, nomeadamente a vacinação antirrábica, a identificação eletrónica e a adoção responsável. Estas ações constituem pilares fundamentais para garantir não só a saúde e segurança dos animais, mas também a proteção das famílias e da comunidade em geral.
Atendendo às questões sanitárias importa, pois, destacar a relevância da vacinação antirrábica, pois tem como objetivo – proteger estes animais e toda a comunidade. É uma medida preventiva essencial, que impede a propagação de uma doença grave e potencialmente fatal. Cada animal vacinado representa uma barreira contra o desenvolvimento da doença e um contributo concreto para a segurança coletiva, reforçando o papel de todos na promoção de uma convivência saudável e responsável com os animais.
A identificação eletrónica dos animais de companhia, é igualmente uma ferramenta importante que permite garantir a segurança, a rastreabilidade destes animais bem como, a responsabilização dos detentores, estabelecendo um vínculo seguro e permanente entre o indivíduo e o seu animal.
No caso dos animais de companhia, a adoção consciente oferece uma nova oportunidade de vida, marcada pela dignidade, pelo cuidado e pelo afeto que todos os animais merecem. Trata-se de um ato de responsabilidade que traduz o compromisso individual e coletivo na construção de uma sociedade mais humana e ética.
Neste Dia Mundial do Animal, a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária apela à mobilização de todos — cidadãos, famílias e instituições — na adoção destas práticas, reafirmando o compromisso com uma comunidade mais consciente, responsável e segura.
Não abandone os seus animais !
Consulte o Folheto
4 de outubro, 2025