MENU
Dermatofitoses
O que são e como se transmitem?
Dermatofitoses ou tinhas, são infeções causadas por fungos, que podem causar alterações no pelo, nas unhas e nas camadas superficiais da pele. São contagiosas e apresentam caráter zoonótico, ou seja, podem transmitir-se ao homem. Em cães e gatos, os fungos que se observam mais frequentemente são o Microsporum canis, o Trichophyton mentagrophytes e o Microsporum gypseum.
Os animais entram em contacto com os esporos dos fungos, tanto em ambientes internos quanto externos – o solo contaminado é uma fonte comum da infeção, tal como outros animais infetados e objetos com os quais estes contactam (mantas, camas, pentes e escovas) contaminados com fungos/esporos.
Nem todos os animais expostos desenvolvem a infeção, e mesmo que esta ocorra, cães e gatos podem não apresentar sinais clínicos da doença, funcionando como portadores assintomáticos. Estas infeções ocorrem mais frequentemente em animais jovem, ou imunodeprimidos, e quando a pele apresenta micro lesões e humidade.
Ações da DGAV
Anualmente a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária através da publicação de Despacho no D.R., determina que quando os animais apresentados na campanha de vacinação antirrábica exibam sintomas que permitam suspeitar de dermatofitose, os detentores são notificados para os cães realizarem testes de diagnóstico e tratamento, caso o resultado dos testes seja positivo.
INFORMAÇÃO TÉCNICA
Dermatofitose em cães e gatos – Manual Merck