MENU
OUVIR

Galinhas Poedeiras – Formação, Competências e Experiência

Qualquer pessoa que seja responsável por um animal, deve tomar todas as medidas para garantir as suas necessidades. 
 
As aves devem ser cuidadas por pessoal em número suficiente e que possua as capacidades, conhecimentos e competência profissional adequadas, por forma a salvaguardar o bem-estar e a saúde dos animais (Manual de Recomendações de Bem Estar Animal da CAP / Galinhas Poedeiras). 

Os proprietários dos aviários e os responsáveis pelos animais, têm um papel determinante no bem estar e na saúde das Galinhas Poedeiras.  

As pessoas responsáveis pelos animais, devem ter competências conhecimentos e treino sobre produção de galinhas poedeiras, nomeadamente sobre o sistema de produção utilizado e o maneio dos animais. 
Para além disso, devem conseguir avaliar o comportamento normal, o que é um animal saudável, bem como distinguir os sintomas de doença. 

Para trabalhar como operador/a de abate animal em Portugal tem de ter o certificado de aptidão profissional (CAP).

Se obteve as suas qualificações profissionais num país da União Europeia, Espaço Económico Europeu (EEE) ou Suíça não tem de pedir o reconhecimento profissional para trabalhar em Portugal, basta apresentar o CAP emitido no país onde está estabelecido.

O CAP é reconhecido mutuamente em todos os Estados-Membros e aceite de forma automática desde que cumpra os pressupostos do artigo 21º do Regulamento 1099/2009 de 24 de setembro relativo à “Proteção dos animais no momento da occisão”.

Na página e_Portugal sobre este assunto é referido que não é necessário pedir o reconhecimento de qualificações profissionais antes de trabalhar como operador/a de abate animal em Portugal.

Fichas informativas do e_portugal – Operador de abate:

Estabelecimento em Portugal de Operador de abate animal  

Prestação de serviços temporários ou ocasionais em Portugal de Operador de abate animal  


Manual de recomendações de Bem Estar Animal da CAP - Galinhas Poedeiras

© 2024 | Direção-Geral de Alimentação e Veterinária

Skip to content