MENU
OUVIR

IBR-BVD

Rinotraqueíte Infecciosa Bovina – Diarreia Viral Bovina

A Norma de Certificação de IBR e BVD em Portugal foi desenvolvida pela Direção Geral da Alimentação e Veterinária em colaboração com a Produção.

O controlo da IBR e BVD, duas doenças víricas dos bovinos, é considerado essencial para a prática da bovinicultura. O estatuto sanitário certificado dos animais, face a estas doenças é uma pré-condição, cada vez mais requerida, na Europa e nos mercados internacionais, para o acesso dos bovinos ao mercado.

Em Portugal existem alguns programas voluntários concebidos para a certificação dos bovinos face a IBR e BVD, o primeiro em funcionamento desde 2009, que podem agora vir a ser reconhecidos oficialmente através desta Norma. Esta certificação vai permitir ao setor valorizar animais com elevado estatuto sanitário no mercado comunitário e de exportação para países terceiros. As explorações certificadas terão, em acréscimo, um aumentando os rendimentos pela redução de perdas provocadas por estas doenças.

A adesão dos produtores de bovinos aos planos certificados permitirá a evolução do controlo de IBR e de BVD, com vista à sua erradicação.

Norma de harmonização dos programas voluntários de controlo de IBR e de BVD com vista à certificação


© 2021 | Direção-Geral de Alimentação e Veterinária