MENU
OUVIR

Leucose Enzoótica Bovina

A Leucose Enzoótica Bovina, é uma doença dos bovinos adultos causada pelo retrovírus, o vírus da Leucemia Bovina (VLB, BLV).

Os animais podem ser infetados em qualquer idade, incluindo na fase embrionária.

A maioria das infeções é subclínica, mas uma proporção de bovinos (aprox. 30%) acima dos 3 anos pode desenvolver linfocitose persistente e uma menor proporção desenvolver linfossarcomas (tumores) em vários órgãos internos. Os sinais clínicos quando presentes, dependem dos órgãos afetados.

Atualmente todas as regiões de Portugal, com exceção da Divisão de Alimentação Veterinária (DAV) do Porto,  estão reconhecidas pela Comissão Europeia como regiões oficialmente indemnes de Leucose Enzoótica Bovina (LEB). Nessas Regiões está implementado um programa de vigilância para manutenção do estatuto.

Para que todo o país obtenha o estatuto de indemnidade à LEB, está em curso um Programa de Erradicação para a DAV do Porto.

Saneamento de Bovinos em Explorações de Engorda – Nota explicativa

Lista de Laboratórios Nacionais de Referência, de acordo com a Diretiva n.º 2008/73/CE do Conselho de 15.07 e a Decisão n.º 2009/712/CE, da Comissão de 18.09.

. Lista de Laboratórios Autorizados pela DGAV, para análises no âmbito do programa de vigilância e erradicação da leucose enzoótica dos bovinos

. Legislação

. Mod. 967/DGV – Modelo de Requisição de Análises.

. Ficha informativa do OIE – http://www.oie.int


© 2021 | Direção-Geral de Alimentação e Veterinária