MENU
OUVIR

Publicação do 12º relatório ESVAC

A DGAV informa que o 12º relatório ESVAC já se encontra publicado no Portal da EMA.

O relatório, elaborado pelo projeto de Vigilância Europeia do Consumo de Antimicrobianos Veterinários (ESVAC) sediado na EMA, apresenta dados sobre o volume de vendas de medicamentos veterinários antimicrobianos por classe, comunicados de forma normalizada e harmonizada.

Um total de 31 países europeus submeteram dados relativos a 2021 à EMA. Foi observada uma diminuição geral das vendas de 46,5% (mg/PCU) entre os 25 países que forneceram dados de vendas para todos os anos entre 2011 e 2021.

De particular importância, as vendas de medicamentos veterinários contendo antibióticos considerados de importância crítica na medicina humana apresentam uma tendência decrescente. Entre 2011 e 2021, as vendas reduziram em:

  • 38% para cefalosporinas de terceira e quarta geração;
  • 80% para polimixinas;
  • 14% para fluoroquinolonas;
  • 83% para outras quinolonas.

Globalmente, estes resultados indicam que os esforços tanto a nível nacional como da UE/EEE para reduzir a utilização global de antimicrobianos em animais produtores de alimentos — ou seja, campanhas nacionais para o uso responsável e prudente de antibióticos em animais, restrição do uso de certos antimicrobianos em animais produtores de alimentos, medidas de controle de prescrição, campanhas de conscientização, entre outros — foram bem sucedidos na maioria dos países europeus participantes e indicam o potencial de redução também em outros países.

Ver aqui o relatório: Sales of veterinary antimicrobial agents in 31 European countries in 2021

18 de novembro, 2022


© 2021 | Direção-Geral de Alimentação e Veterinária