MENU
OUVIR

Santuário de Raças Autóctones Portuguesas

No passado dia 29 de novembro, o Gabinete de Recursos Genéticos Animais esteve presente na inauguração do Santuário de Raças Autóctones Portuguesas, localizado na Quinta dos Templários, em Cem Soldos (Madalena), Tomar.

Trata-se de uma iniciativa privada apoiada pela DGAV desde o início, um espaço dedicado à preservação do nosso património genético animal, onde o conceito passa pela valorização, promoção e divulgação das raças autóctones.

Com exemplares das diversas raças, ao ar livre e estabulados, o projeto tem uma missão pedagógica e conta também com o apoio da autarquia e diversas escolas. Dispõe de uma “sala de aula” ilustrativa onde os mais pequenos aprendem a história e a importância destes animais.

Marcaram presença autoridades autárquicas, associações de criadores, secretários técnicos das raças autóctones, docentes de ensino e voluntários. Pudemos acompanhar uma visita guiada a crianças do concelho de Tomar, encantadas por fazer festas a um Garrano ou descobrir a lã de uma ovelha Churra Galega Bragançana!

Integrado numa propriedade agrícola com produção hortofrutícola, aposta em culturas inovadoras com interesse na alimentação animal (forragem hidropónica) tendo como parceiros várias instituições de ensino superior.

Foram entregues exemplares da publicação DGAV “Livro das Raças”, que serão distribuídos às escolas do concelho.

30 de novembro 2024


© 2025 | Direção-Geral de Alimentação e Veterinária

Skip to content