MENU
OUVIR

2023 | Ano Internacional do Milho Painço

2023 é o Ano Internacional do Milho Painço, promovido pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, FAO, conforme decisão tomada na 75.ª Assembleia Geral, em março 2021.

Este Ano Internacional pretende divulgar formas de produção sustentável de milho painço, destacando o potencial deste cereal para oferecer novas oportunidades de mercado para produtores e consumidores. É uma oportunidade única para sensibilizar e dirigir a atenção política para os benefícios nutricionais e sanitários do consumo do milho painço, bem como a sua aptidão para o cultivo em condições climáticas adversas.

Os painços abrangem um grupo diversificado de cereais de grande potencial, e são uma importante fonte de alimentação para milhões de pessoas na África subsaariana e na Ásia. Podem ainda desempenhar um papel importante, contribuindo para capacitar os pequenos agricultores a nível global e a alcançar o desenvolvimento sustentável, diminuindo a fome, promovendo a biodiversidade, e transformando os sistemas agroalimentares até 2030.

O Ano Internacional e o impulso para o aumento da produção de painço contribuirão para alcançar os objetivos da Agenda para o Desenvolvimento Sustentável de 2030.

Veja o vídeo da FAO:

16 de janeiro, 2023


© 2021 | Direção-Geral de Alimentação e Veterinária