MENU
OUVIR

Comité do CODEX sobre Especiarias e Ervas Aromáticas

A DGAV assegurou a coordenação da participação da delegação da UE neste Comité, no âmbito Presidência do Conselho da UE.

A 5ª sessão do Comité do Codex de Especiarias e Ervas Culinárias (CCSCH) decorreu entre os dias 20 e 29 de abril.

O CCSCH foi o primeiro Comité temático a decorrer de forma totalmente virtual o que obrigou a uma adaptação por parte dos seus membros e a um esforço acrescido de todos os envolvidos.

Foram preparados para submissão à aprovação da 44ª sessão do Comité do Codex Alimentarius (CAC44), em novembro 2021, quatro propostas de norma já consideradas finalizadas do ponto de vista técnico, designadamente: Oregão, Manjericão, Gengibre e Cravinho. As propostas relativas a Malagueta e Pimentão, Noz-Moscada e Açafrão continuarão em discussão na próxima sessão, a sexta, do CCSCH.

O Comité concordou ainda em propor novo trabalho para desenvolvimento de novas normas sobre Cardamomo, Curcuma e especiarias derivadas de frutos (Baunilha, Anis, Zimbro e Pimenta da Jamaica).

Prevê-se que o próximo Comité de especiarias e ervas aromáticas se realize no praxo máximo de 18 meses.

Convidam-se todas as organizações públicas ou privadas com interesse nos futuros desenvolvimentos do trabalho deste Comité que contactem o ponto de contacto Nacional do Codex (codex@dgav.pt ), para serem incluídos na “mailing list” da distribuição dos documentos relevantes.

Consulte a página deste Comité bem como a informação específica e a newsletter da sessão 5.


© 2021 | Direção-Geral de Alimentação e Veterinária