MENU
OUVIR

Dia Internacional da Sanidade Vegetal

Celebra-se hoje, dia 12 de maio, o 1º Dia Internacional da Sanidade Vegetal.

Para assinalar esta data, a DGAV em conjunto com a DRAPLVT,  a Câmara Municipal de Óbidos e com o apoio da Rede Rural Nacional, apresenta uma Sessão pública em Óbidos. Esta iniciativa, que conta com a presença da Ministra da Agricultura e da Alimentação, reúne diversas entidades intervenientes em matéria de proteção e sanidade vegetal, conforme programa em anexo.

O evento poderá ser acompanhado em direto, através do link: https://youtube.com/channel/UCBVK32gNTvjXfXSNdmuuOkQ

Este dia é um importante legado do Ano Internacional da Fitossanidade 2020.

As Nações Unidas proclamaram o 12 de maio como o Dia Internacional da Sanidade Vegetal. A resolução aprovada defende que “plantas saudáveis constituem o fundamento de toda a vida na Terra, dos ecossistemas, da segurança alimentar e da nutrição” e que “a sanidade vegetal é essencial para o desenvolvimento sustentável da agricultura, que é necessário para alimentar uma população global crescente”.

Tanto a nossa saúde como a saúde do nosso planeta dependem das plantas. As plantas representam 80% dos alimentos que comemos e fornecem 98% do oxigênio que respiramos. Contudo, cerca de  40% das culturas alimentares são perdidas todos os anos devido a pragas e doenças das plantas, afetando  tanto a segurança alimentar quanto a agricultura, causando inúmeros prejuízos às comunidades rurais que dependem desta fonte de rendimento.

Para promover a consciência da importância da saúde das plantas junto dos mais jovens, a DGAV, em articulação com a FAO, divulga o Livro Infantil – Plantas Saudáveis, Planeta Saudável.

12 de maio 2022


© 2021 | Direção-Geral de Alimentação e Veterinária