MENU
OUVIR

16 de outubro | Dia Mundial da Alimentação

O Dia Mundial da Alimentação é celebrado a 16 de outubro, sob a égide da FAO – Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação, que tem orientado as suas ações para atenuar a pobreza e a fome, promovendo o desenvolvimento agrícola, uma melhor alimentação e a segurança alimentar.

Na perspetiva de que juntos, podemos criar um futuro alimentar mais sustentável para todos, serão realizados diversos eventos e iniciativas que reúnem diversas entidades governamentais, privadas e a sociedade civil para chamar a atenção para o problema crescente da fome a fim de promover ações efetivas que garantam um futuro para a alimentação, as pessoas e o planeta.

Em 2023 foi escolhido o tema «Água é vida, água é alimento. Não deixe ninguém para trás»

A água começa a revelar-se um bem escasso que deverá ser gerido de forma criteriosa seja na produção de alimentos, seja nas nossas vidas quotidianas.

Poderemos fazer a diferença escolhendo alimentos locais, sazonais e frescos, desperdiçando menos, ou até mesmo reduzindo o desperdício de alimentos e encontrando formas seguras de reutilizá-los, evitando a poluição das águas. 
Por outro lado, deverão ser produzidos mais alimentos e outros produtos agrícolas essenciais com menos água, garantindo que esta seja distribuída de forma equitativa e que, os sistemas alimentares aquáticos sejam preservados.

A água é essencial para a vida, representando mais de 50% do nosso corpo. Na Terra, cobre cerca de 71% da superfície, mas apenas 3% são de água doce, que é adequada para beber, para utilizar na agricultura e na maioria dos usos industriais. A agricultura é responsável por 72% das captações globais de água doce.

Atualmente, 2,4 mil milhões de pessoas vivem em países com dificuldade de acesso a recursos hídricos. Cerca de 600 milhões de pessoas dependem, pelo menos parcialmente, dos sistemas alimentares aquáticos para viver e estes estão a sofrer gravemente sob os efeitos da poluição, da degradação dos ecossistemas, das práticas insustentáveis e das alterações climáticas.

Para conhecer os factos, compreender os desafios e saber como criar soluções, consulte a Brochura da FAO

É tempo de trabalharmos em conjunto para criar um futuro melhor e mais sustentável para todos.

Saiba mais no site da FAO sobre o World Food Day 2023

Vídeo da FAO versão PT

16 de outubro 2023


© 2024 | Direção-Geral de Alimentação e Veterinária

Skip to content