MENU
OUVIR

Dia Mundial da Árvore / Dia Internacional das Florestas

No dia 21 de março celebra-se o Dia Mundial da Árvore e o Dia Internacional das Florestas. Em 2023, o tema escolhido é ” Florestas e Saúde “

O Dia Mundial da Árvore (“Arbor Day”) começou a ser comemorado no dia 10 de abril de 1872, no estado norte-americano do Nebraska. O seu mentor foi o jornalista e político Julius Sterling Morton, que incentivou a plantação ordenada de árvores naquele Estado.

Atualmente, o Dia Internacional das Florestas pretende promover a consciencialização pública sobre a importância da preservação das florestas. Esta iniciativa foi aprovada pela Assembleia Geral das Naçoes Unidas com o objetivo de preservar as florestas e seus recursos essenciais ao combate à mudança climática e à subsistência das populações.

As florestas têm um papel importante na redução da pobreza e no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ODS, e a preservação da sua sustentabilidade contribuem para o equilíbrio dos diversos ecossistemas que nela coexistem.

Desde o ano passado que a ONU celebra a Década das Nações Unidas para a Restauração de Ecossistemas, a decorrer até 2030 e que visa apelar para a proteção e revitalização de todos os ecossistemas.

A proteção da biodiversidade e a preservação das nossas florestas promovem a saúde e o bem-estar de todos – pessoas, animais e plantas estando associado ao conceito global – “Uma Só Saúde”.

Veja o vídeo da FAO sobre o Dia Internacional das Florestas «Healthy Forest for healthy people» («Florestas saudáveis para o bem estar das pessoas»)

21 de março de 2023


© 2024 | Direção-Geral de Alimentação e Veterinária

Skip to content