MENU
OUVIR

Dia Mundial da Segurança dos Alimentos

O Dia Mundial da Segurança dos Alimentos é comemorado em 7 de junho de 2021 com o objetivo de chamar a atenção e encorajar a realização de ações que contribuam para a prevenção, deteção e gestão de riscos transmitidos por alimentos, contribuindo assim para a segurança dos alimentos, saúde pública, desenvolvimento económico no setor da agricultura, acesso ao mercado, turismo e desenvolvimento sustentável.

O tema escolhido pela FAO, deste ano, “Alimentos seguros agora para um amanhã saudável”, destaca a necessidade de criação de sistemas de produção sustentáveis para garantir a saúde das pessoas, do planeta e da economia a longo prazo. É importante reconhecer que existe uma inter-relação entre a saúde das pessoas, dos animais e do meio ambiente, e qualquer incidente adverso neste equilíbrio pode ter um impacto global na saúde pública, no comércio e na economia.

Todos os intervenientes têm um papel a desempenhar, desde o prado até ao prato, para garantir que os alimentos que consumimos são seguros. A alimentação segura é essencial para promover a saúde dos consumidores e acabar com a fome, que são dois dos 17 principais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Este dia internacional é uma oportunidade para enaltecer os esforços realizados para reduzir o risco de doenças transmitidas por alimentos.

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) e a Organização Mundial da Saúde (OMS), juntamente com o Secretariado do Codex Alimentarius, acolherão um evento virtual no dia 7 de junho, pelas 13 h para celebrar o Dia Mundial da Segurança dos Alimentos, sob o tema “Safe Food now for a Healthy tomorrow” – Alimentos Seguros hoje para um amanhã saudável,

Neste fórum, será discutido o papel crucial da ciência na manutenção da segurança dos alimentos ao longo de toda a cadeia alimentar e partilhados alguns exemplos de sucesso e inspiradores sobre o tema da segurança dos alimentos.

Clique aqui para aceder ao registo

Note que quando a participação no Zoom atinge a capacidade, pode sempre seguir a emissão na página de webcast da FAO: http://www.fao.org/webcast/home/en/


© 2021 | Direção-Geral de Alimentação e Veterinária