MENU
OUVIR

Nova Praga de Quarentena «Scirtothrips aurantii» | Sessão de Informação de 8 março

No passado dia 8 de março, a DGAV realizou em parceria com a DRAPALGARVE uma Sessão de Informação sobre a «Nova Praga de Quarentena Scirtothrips aurantii».

Esta Sessão que decorreu em Faro, nas instalações da DRAP Algarve (Patacão), contou com a presença de cerca de 120 participantes na apresentação e debate dos temas como a Caraterização e Ciclo Biológico do Scirtothrips aurantii, Programas de Prospeção e Medidas de Controlo, de acordo com o Programa em anexo.

Apresentações disponíveis:


De referir que a Sessão de Informação foi realizada em contexto de alerta fitossanitário contra esta praga dos citrinos, que ataca especialmente a laranjeira (Citrus sinensis).
Na sequência da confirmação da presença da espécie Scirtothrips aurantii em 12 locais na região algarvia e num local do Alentejo, a DGAV emitiu o Despacho n.º 17/G/2023 que determinou o estabelecimento de zonas demarcadas para Scirtothrips aurantii e as medidas que devem ser aplicadas para a erradicação do inseto, e a Autorização Excecional de Emergência N.º 2023/2  para utilização de produtos fitofarmacêuticos no controlo de Scirtothrips aurantii, em plantas hospedeiras, no contexto de um plano de contingência.

Para mais informação sobre o tema, consulte neste portal a página scirtothrips-aurantii

10 de março de 2023


© 2024 | Direção-Geral de Alimentação e Veterinária

Skip to content