MENU
OUVIR

Seminário sobre Segurança da Alimentação Animal – O impacto das contaminações cruzadas na estratégia «Uma Só Saúde»

Decorreu no passado dia 28 de abril de 2023, no Auditório da DGAV na Quinta do Marquês, em Oeiras, um Seminário sobre Segurança da Alimentação Animal subordinado ao tema «O impacto das contaminações cruzadas na estratégia “Uma Só Saúde”».

É sobejamente reconhecido o impacto da segurança dos alimentos para animais na atividade pecuária e na confiança dos produtos de origem animal, com a consequente repercussão junto dos consumidores e da opinião pública. Para além da importância na segurança e qualidade dos géneros alimentícios de origem animal, os alimentos para animais podem ter igualmente um papel ativo na potencial disseminação da resistência aos antimicrobianos (RAM) , pelo uso inadequado de alimentos medicamentosos, bem como pelas contaminações cruzadas e transferências inevitáveis que podem ocorrer nos sistemas de fabrico e que afetam os alimentos não visados para animais.

Realizado em colaboração entre a DGAV e a IACA , e com 95 participantes, o seminário contou com a presença da Subdiretora Geral da DGAV, Ana Paula Garcia.

Algumas apresentações foram da responsabilidade de técnicos da Divisão de Alimentação Animal da DGAV, que abordaram toda a componente legislativa ao nível das medidas de prevenção e mitigação da contaminação cruzada ao nível do setor dos alimentos para animais, a problemática da transferência inevitável de substâncias farmacologicamente ativas, bem como a análise e os resultados relevantes do controlo oficial da alimentação animal (CAA). Foram ainda apresentadas linhas de orientação para eliminar, evitar , ou sempre que possível reduzir para níveis aceitáveis, a indesejada presença de contaminação cruzada. A apresentação da responsabilidade da IACA e do FeedINOV, veio também relembrar a versão de 2021 do Manual de Procedimentos desenvolvido em parceria entre a DGAV e a IACA e dedicado à realização de testes de homogeneidade e de contaminação cruzada. Uma representante do FeedINOV apresentou ainda um estudo levado a cabo por este CoLAB, relativo a avaliação nacional de contaminações cruzadas de substâncias antimicrobianas em alimentos para animais não visados. Alguns casos práticos sobre medidas técnico-organizativas adequadas para evitar contaminações cruzadas a nível dos estabelecimentos produtores de alimentos compostos, bem como alternativas laboratoriais como medida no controlo interno, foram abordadas por duas empresas associadas da IACA.

2 de maio de 2023


© 2024 | Direção-Geral de Alimentação e Veterinária

Skip to content