MENU
OUVIR

Surto de botulismo alimentar presumivelmente associado ao consumo de tortilha de batata fresca pré-embalada

No passado dia 20.07 as Autoridades Espanholas informaram da existência de 5 casos confirmados e 2 casos prováveis de botulismo, presumivelmente relacionados com o consumo de tortilha fresca pré-embalada de várias marcas.
De acordo com informação da Agencia Española de Seguridad Alimentaria y Nutricion (sanidad.gob.es) em 4 dos casos terá sido identificado o mesmo fabricante.

Apesar de, até ao momento, não ter sido identificado o agente patogénico ou as suas toxinas nos alimentos, o operador económico, por precaução, decidiu retirar voluntariamente todos os produtos do mercado, suspendendo a sua produção, tendo informado os consumidores para não consumirem os produtos suspeitos e os devolverem no local onde os tenham adquirido.

De acordo com a informação existente neste momento, o produto suspeito terá sido distribuído para Portugal, para 3 operadores económicos e sob 3 diferentes marcas:
➡”Tortilha de batata com cebola”, 600g, Marca: Chef Select, distribuido por Lidl;
➡”Tortilha Fresca Plato”, 600g, Marca: Dia, distribuído por: Minipreço;
➡”Tortilha Fresca C/C Plato”, 600g Marca: Auchan, distribuído por: Auchan

Apesar dos operadores económicos já estarem a proceder à retirada voluntária do produto do mercado, alerta-se os consumidores, por precaução, para não consumirem os produtos em causa e os devolverem aos locais onde os adquiriram, não existindo ainda casos da doença associados ao consumo de produtos suspeitos em Portugal.
Contudo, caso tenha consumido alimentos do género nos últimos dias e/ou apresente sintomas suspeitos, tais como astenia acentuada, fraqueza e tonturas, visão turva, boca seca, dificuldade em engolir e falar, deverá dirigir-se ao Centro de Saúde ou, em caso de dúvida, contactar a linha Saúde 24.☎

A @asae.gov.pt manter-se-á atenta e a acompanhar toda a situação desenvolvendo as diligências consideradas necessárias.


© 2021 | Direção-Geral de Alimentação e Veterinária