MENU
OUVIR

TRACES-NT Certificados Fitossanitários Eletrónicos

A DGAV informa que partir do próximo dia 31 de maio, passará a ser utilizada a plataforma TRACES-NT da UE para a emissão eletrónica de certificados fitossanitários de exportação e de reexportação (PHYTO). Será assim restringida à versão eletrónica nos certificados fitossanitários destinados a países terceiros que, seja diretamente no TRACES-NT, seja através do HUB da IPPC, conseguem aceder aos certificados eletrónicos emitidos com recurso ao TRACES-NT, devidamente credenciados com a assinatura digital do inspetor fitossanitário e com o selo digital (e-Seal) da DGAV.
Para os países terceiros que não reúnam ainda as necessárias condições para aceder aos certificados fitossanitários eletrónicos, será feita a impressão dos documentos produzidos no TRACES-NT, que serão assinados e carimbados na forma tradicional pelos nossos inspetores fitossanitários das várias DRAP.
Durante o mês de junho, implementaremos gradualmente este novo sistema, pelo que, até final do referido mês, ainda serão emitidos certificados no formato atual, produzidos fora do sistema TRACES, que coexistirão assim durante esse período com os novos certificados.


© 2021 | Direção-Geral de Alimentação e Veterinária