MENU
OUVIR

Uma Só Saúde na abordagem aos desastres naturais e nas equipas de proteção civil

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil junta-se à iniciativa do «Mês Uma Só Saúde», focando-se na sua abordagem aos desastres naturais e nas equipas de proteção civil.

Veja o vídeo da ANEPC aqui.

Capa do vídeo da ANEPC

«A garantia da segurança, da saúde e do bem-estar das populações, na sequência de um acidente grave ou catástrofe faz parte integrante das operações de socorro.

O apoio às populações afetadas é garantido por equipas de profissionais dos Municípios, Segurança Social, Saúde, Direção-Geral de Veterinária, Bombeiros, Cruz Vermelha Portuguesa, entre tantos outros. Estes profissionais garantem que as pessoas permanecem num local seguro, com acesso a bens de primeira necessidade, cuidados básicos de saúde, apoio psicossocial e informação sobre o decorrer das operações. Sendo estes cenários muito desafiantes, também importa não esquecer que estes profissionais estão expostos a riscos psicossociais e a sua salvaguarda é fundamental pois não é possível proteger as populações se não for possível proteger os operacionais responsáveis pela sua proteção.»

Publicado em 14/01/2022


© 2021 | Direção-Geral de Alimentação e Veterinária