MENU
OUVIR

Nemátodes de quisto da batateira

Os nemátodes de quisto da batateira (NQB), Globodera pallida e Globodera rostochiensis  causam graves danos na cultura da batateira, podendo ainda parasitar outras culturas. A principal via de propagação destes nemátodos é através do movimento de solo infestado (por exemplo, em máquinas agrícolas, aderindo aos tubérculos). As plantas de batateira infestadas têm um sistema radicular reduzido, devido à diminuição da absorção de água, podendo ocorrer a morte da planta.

Num campo oficialmente declarado infestado por Globodera pallida ou Globodera rostochiensis, as medidas de erradicação previstas no artigo 8º. do Regulamento de Execução (UE) 2022/1192 da Comissão de 11 de julho, aplicam-se por um período mínimo de 6 anos, o qual pode ser reduzido para um período mínimo de 3 anos, desde que o proprietário adira ao Programa Oficial de Controlo que implicará a utilização exclusiva de Variedades de Batata Resistentes, no caso de plantação de batata de consumo, mantendo durante esse período as restantes medidas de erradicação previstas no artigo 8º.

Caso pretenda aderir ao Programa, deverá manifestar essa intenção aos Serviços Oficiais, os quais deverão fazer o acompanhamento das medidas previstas. Após 3 anos da aplicação do Programa, o campo poderá ser sujeito a nova análise laboratorial, em amostras colhidas pelos Serviços Oficiais, e caso se comprove a ausência de quistos de nematodes da batateira, as medidas serão revogadas.


© 2024 | Direção-Geral de Alimentação e Veterinária

Skip to content