MENU
Brucelose Bovina
A Brucelose Bovina é uma doença contagiosa dos animais, que se transmite naturalmente entre os animais, mas também dos animais ao homem, assumindo por isso a designação de Zoonose. É causada por uma bactéria de nome Brucella abortus, B. melitensis e B. suis.
Para além dos bovinos, a bactéria pode infetar outros animais domésticos e também animais selvagens.
Nos humanos a brucelose é uma doença grave, com maior prevalência em determinados grupos profissionais. Trabalhadores de matadouros, médicos veterinários e tratadores de animais, integram grupos de risco, pela exposição frequente ao contacto com a bactéria.
Por outro lado, o consumo de leite cru de animais infetados, ou queijo não curado feito a partir desse leite, é também um fator de transmissão da doença ao homem. Esta via de transmissão é no entanto evitada através do consumo de leite devidamente pasteurizado, de queijo curado ou queijo fresco feito de leite pasteurizado.
Constitui assim a brucelose bovina não só um problema de saúde animal, mas também uma preocupação de saúde pública, em face da qual são implementadas campanhas, que através da prevenção e controlo da disseminação da doença conduzem à sua erradicação. As medidas aplicáveis encontram-se formalizadas nos Programa de Erradicação. Estes são elaborados anualmente e apresentados à apreciação e aprovação da Comissão Europeia para cofinanciamento.
Relatórios técnicos dos Programas de Erradicação da Brucelose Bovina – ver mais
Ficha Informativa da Organização Mundial de Saúde Animal
Lista de Laboratórios Nacionais de Referência
Lista de Laboratórios Autorizados pela DGAV, para análises no âmbito do programa de vigilância e erradicação da brucelose bovina
Regiões indemnes de brucelose bovina:
Os distritos de Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Leiria, Castelo Branco, Santarém, Setúbal e Faro e todas as ilhas da Região Autónoma dos Açores com exceção de S. Miguel, estão reconhecidas pela Comissão Europeia como regiões indemnes de brucelose bovina.
Doenças dos Bovinos