MENU
OUVIR

5 de junho | Dia Mundial do Meio Ambiente

As Nações Unidas definiram o dia 5 de junho como o Dia Mundial do Meio Ambiente no seguimento da Conferência de Estocolmo, em 1973, há 50 anos!

Esta efeméride tem por objetivo recordar que o tempo está a esgotar-se e que vivemos tempos de emergência climática.

Em 2023, a ONU centra a sua comunicação no problema da poluição de plástico. Mais de 400 milhões de toneladas de plástico são produzidas todos os anos em todo o mundo, sendo apenas 10% reciclado. Estima-se que entre 19 e 23 milhões de toneladas acabam em lagos, rios e mares anualmente. Os microplásticos encontram o seu caminho para alimentos e para a água que os seres humanos e os animais consomem, bem como para o ar que todos respiramos.

Neste dia, a abordagem da poluição ambiental sensibiliza os governos e outras partes interessadas para a importância de ampliar e implementar ações que ajudem a resolver esta crise.

O Regulamento (UE) 2022/1616 da Comissão Europeia, de 15 de setembro de 2022, relativo aos materiais e objetos de plástico reciclado destinados a entrar em contacto com os alimentos, retificado em 21 de setembro de 2022, tem sido divulgado pela DGAV, enquanto Autoridade Nacional, no âmbito dos planos de controlo de materiais em contacto com os alimentos.

Celebre o Dia Mundial do Meio Ambiente e junte-se à DGAV nesta mobilização mundial para ações transformadoras com vista à proteção do meio ambiente.

Assista ao vídeo das Nações Unidas:

Mais informações sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente no Portal da DGAV.

5 de junho de 2023


© 2024 | Direção-Geral de Alimentação e Veterinária

Skip to content