MENU
OUVIR

EFSA lança Campanha #PlantHealth4Life 2024

A campanha #PlantHealth4Life está de volta, maior e melhor!

A Europa une-se para apoiar a fitossanidade, a biodiversidade e a economia

Uma ampla aliança de parceiros de toda a Europa uniu forças para lançar hoje o segundo ano da campanha #PlantHealth4Life, que visa sensibilizar para as profundas ligações entre a fitossanidade e a nossa vida quotidiana, estimulando a ação dos cidadãos para proteger a saúde das plantas. A campanha é liderada pela Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA), a Comissão Europeia (CE) e 22 países europeus.


Como é que a fitossanidade afeta as nossas vidas?

As plantas constituem 80 % dos alimentos que consumimos e limpam o ar que respiramos. Mas isto não é tudo: as plantas saudáveis significam um bom rendimento agrícola, com impacto na disponibilidade de alimentos e nos seus preços para os consumidores. As alterações climáticas e as atividades humanas, como o comércio e as viagens, colocam as plantas sob forte pressão; a propagação de pragas e doenças das plantas pode ter consequências económicas, sociais e ambientais devastadoras. Pense no míldio da batata, que, em meados do século XIX, levou a uma perda devastadora de colheitas, o que constituiu um fator-chave para a fome da batata na Irlanda.

No entanto, muitos cidadãos europeus ainda não estão suficientemente sensibilizados para a importância da fitossanidade. A campanha #PlantHealth4Life tem como objetivo aumentar a consciência coletiva sobre os riscos para a saúde das plantas e sobre o papel que cada um de nós tem de desempenhar para as proteger.

«A fitossanidade afeta não só o ambiente, a economia e a cadeia alimentar europeia, mas também o nosso presente e o nosso futuro — ao manter as plantas saudáveis, estamos a proteger a vida. Por conseguinte, é um motivo de orgulho ver como os europeus estão empenhados no tema, como demonstrado pela participação sem precedentes dos Estados-Membros na campanha #PlantHealth4Life», afirmou Tobin Robinson, Chefe da Unidade PLANTS da EFSA, que apresentará a campanha no simpósio «Fitossanidade sem fronteiras», organizado pela Presidência belga do Conselho da UE, hoje, em Bruxelas.

«Cidadãos europeus informados, munidos de informações exatas sobre a fitossanidade, podem ajudar a proteger e preservar a nossa biodiversidade», afirmou Claire Bury, diretora-geral adjunta para a sustentabilidade alimentar da DG SANTE. «A fitossanidade é uma prioridade para a Comissão Europeia no âmbito da abordagem «Uma Só Saúde». Ao informar as pessoas sobre a importância de não importar pragas para a União Europeia e capacitá-las com os conhecimentos necessários para tomar medidas adequadas, podemos fazer a diferença.»

As ações de cada um e de todos os europeus são fundamentais para manter as plantas saudáveis. Visite o website da campanha #PlantHealth4Life e descubra como pode salvaguardar a saúde das plantas. Encontrará recursos disponíveis em todas as línguas da UE, incluindo materiais de imprensa, publicações nas redes sociais para partilhar nos seus canais e vídeos.

Poderá considerá-los úteis, especialmente se for:

  • Um viajante curioso que gosta de explorar o mundo e a natureza.
  • Um jardineiro que cultiva e cuida dos seus legumes, flores e árvores em casa, no seu quintal ou na sua varanda.
  • Um pai preocupado com os alimentos que os seus filhos consomem e desejoso de proteger as comunidades agrícolas, o ambiente e a biodiversidade para as gerações futuras.

Este ano, a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária coordena em Portugal a participação na campanha PlantHealth4Life. Mantenha-se atento a mais informações sobre as nossas iniciativas e siga-nos através do Website da DGAV  e nas nossas Redes Sociais!

Saiba Mais :

PlantHealth4Life é uma campanha plurianual e multinacional desenvolvida a pedido da CE e baseada numa análise aprofundada das percepções e do comportamento dos cidadãos em matéria de fitossanidade em toda a UE. Este ano, a campanha envolve 21 Estados-Membros e um país candidato, duplicando o alcance em relação ao ano anterior: Alemanha, Bélgica, Chéquia, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Letónia, Lituânia, Malta, Polónia, Portugal, Suécia e Montenegro.

A Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) é uma agência da União Europeia criada em 2002 para servir de fonte imparcial de aconselhamento científico aos gestores de riscos e para comunicar sobre os riscos associados à cadeia alimentar.

Coopera com as partes interessadas para promover a coerência dos pareceres científicos da UE e fornece a base científica para as disposições legislativas e regulamentares destinadas a proteger os consumidores europeus dos riscos relacionados com os alimentos — do prado ao prato.

Campanha PlantHealth4Life - «Mantenha a natureza saudável, não traga plantas para casa»

15 de maio 2024


© 2024 | Direção-Geral de Alimentação e Veterinária

Skip to content