O Dia Mundial Contra a Raiva (World Rabies Day) celebra-se a 28 de setembro.
A Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) associa-se a esta iniciativa ao reforçar a importância da prevenção desta zoonose no Mundo e atualizando a informação sobre a doença da Raiva neste Portal.
Não adquira animais sem garantir que provêm de criadores ou de operadores comerciais autorizados e, se provenientes de outros países, assegure-se que esses animais viajaram em cumprimento dos requisitos previstos na legislação aplicável. Não receba nem adquira animais sem a documentação de identificação e sanitária própria. Se tiver dúvidas, não arrisque!
Caso o animal apresente alteração de comportamento, ou mostre sinais de agressividade, dirija-se a um médico veterinário para avaliação clínica.
Se o seu animal tem origem noutro país com risco de raiva ou viajou a partir de um país com risco de raiva, e vier a apresentar, num período de 6 meses, alterações de comportamento ou mostrar sinais de agressividade, ou se morrer subitamente, mesmo que não tenha apresentado quaisquer sinais de doença, participe a situação a um médico veterinário para que seja possível fazer o despiste de raiva.
Se viajar para países com risco de raiva não interaja com animais suscetíveis à raiva, quer animais domésticos, quer animais selvagens. Não alimente estes animais, não permita que os animais o/a mordam, arranhem ou lambam. Se tal acontecer, lave abundantemente a zona/ferida com água e sabão e recorra tão breve quanto possível a aconselhamento médico para despiste de raiva e eventual profilaxia pós exposição.
O vírus da raiva não respeita fronteiras, uma vez que circula nas populações de animais selvagens (ciclo silvático). Por isso, é importante que os países colaborem de forma conjunta nas várias vertentes da saúde humana e animal sob o conceito «Animais + Humanos = Uma só Saúde»
Em 2023, a Global Alliance for Rabies Control, GARC, escolheu o tema – «Todos por 1, Uma saúde para todos», focando o objetivo global com vista à erradicação da Raiva em 2030, e, ainda, destacando a necessidade de colaboração, a importância da melhoria dos sistemas de saúde e o acesso a cuidados médicos e veterinários para todos.
Ao continuar a navegar nesta página web, o utilizador está a concordar expressamente com a colocação de cookies no seu dispositivo que permitem medir estatísticas de visitas e melhorar a qualidade dos conteúdos oferecidos.Concordo