MENU
OUVIR

Corte de caudas – Plano de ação

Plano de Ação para Prevenção das Mordeduras de Cauda em Suínos e Redução dos Cortes de Caudas por Rotina

A mordedura de cauda (caudofagia) nos suínos é considerada um comportamento anormal devido ao stress ou desconforto sentido pelos animais. Quando estas situações ocorrem, é possível proceder-se ao corte de caudas para interromper o surto de caudofagia.

No entanto, esta prática é em si dolorosa para os animais, e não faz desaparecer as verdadeiras causas do problema; Assim, os produtores devem implementar outras medidas para a prevenção da caudofagia antes de procederem ao corte de cauda como solução única para as mordeduras.

Os leitões não devem ser sujeitos ao corte de cauda por rotina. Para o fazerem, os produtores devem ter registos de situações de caudofagia que evidenciem a necessidade de procederem a tal prática.   

No sentido de fazer cumprir os pressupostos da Diretiva 120/2008/CE, relativa à proteção dos suínos nos locais de criação, assegurando que as condições de criação dos suínos cumprem com os requisitos legalmente estabelecidos, em particular a obrigação de fornecimento de materiais manipuláveis em quantidade suficiente a todos os suínos e a proibição do corte de caudas por rotina, a DGAV, elaborou um Plano de Ação que formaliza as atividades e os procedimentos a desenvolver no sentido de reforçar o cumprimento de tais requisitos. – através de uma melhoria dos controlos oficiais no que respeita à prevenção da mordedura de caudas e à redução do corte de caudas sistemático nos leitões, e da monitorização das explorações através de um questionário (link para o inquérito) a  divulgar pelos produtores .

O questionário devidamente preenchido, por correio ou por E-mail (digitalizado), à Direção de Serviços de Alimentação e Veterinária (DSAVR) da área geográfica da sua exploração. Para além disso devem ser inseridos, alguns dos dados do questionário na plataforma online desenhada para o efeito.

Questionário de avaliação dos fatores de risco de mordeduras de caudas

Plataforma online para inserção dos dados do questionário

Objectivos do Plano de Acção

  • Reforçar a aplicação da legislação relativa à proteção dos suínos nos locais de criação/ ou reforçar a aplicação da Diretiva 120/2008/CE do Conselho, num período de 2 anos (2018-2020).
  • Reforçar a correta aplicação das medidas de maneio e o fornecimento de materiais manipuláveis elegíveis (link para tabela de Materiais Manipuláveis  e em quantidade suficiente,
  • Reduzir o corte de caudas por rotina nos leitões.

Todos os Estados Membros da EU elaboraram e estão a colocar em prática Planos de Acção com objectivos idênticos.

As explorações ditas “industriais” são o principal foco deste Plano.


© 2024 | Direção-Geral de Alimentação e Veterinária