MENU
OUVIR

Porque é que os Suínos Mordem a Cauda dos Outros (caudofagia)?

A tendência natural que os suínos têm para desenvolverem comportamentos exploratórios e de procura de alimentos tem vários objetivos: encontrar alimento, procurar materiais de cama, encontrar um lugar para se deitarem ou, por simples curiosidade, explorar a área em que se movimentam. O comportamento exploratório e de procura de alimentos, é inato.
Os suínos precisam de desenvolver tais comportamentos desde muito jovens, mesmo quando têm alimentação suficiente para satisfazer as suas necessidades alimentares.
Quando essas necessidades não são satisfeitas, daí resulta uma série de consequências adversas.

A caudofagia é um comportamento anormal, caracterizado pela mordedura da cauda de outro suíno. É uma resposta ao tédio, à estimulação insuficiente e à frustração, em conjunto com outros fatores negativos que podem aumentar os níveis de stress dos animais. Este comportamento também pode assumir a forma de morder orelhas, o flanco, o umbigo,etc…. No entanto, a caudofagia é o problema mais difundido e grave.

A caudofagia tem origem multifactorial e não há evidência científica de que existam alguns fatores causais com mais peso. 
Foram identificados fatores ambientais, alimentares e de maneio como riscos para o desenvolvimento desta patologia.

Quando é que a caudofagia afeta o Bem-estar dos suínos?
Normalmente a caudofagia ocorre após um período de pré-lesão, no qual se verifica uma mordedura não prejudicial da cauda, frequentemente quando os animais estão a descansar. Para animais com a cauda intacta, a mordedura não prejudicial pode ser notada devido a uma postura de cauda caída, podendo haver falta de pêlo.

Após este período de pré-lesão (problema constante com baixa incidência),a mordedura torna-se mais enérgica, passa a haver caudas feridas e o comportamento aumenta exponencialmente no seio do grupo. É nesta fase que o tratador se irá aperceber desta situação.

Surtos de caudofagia também ocorrem quando as caudas são cortadas, portanto, o corte em si não resolve o problema da mordedura de caudas.

Porque é que a caudofagia deve ser motivo de preocupação?
Apesar da consequência imediata, que é a dor desnecessária e a frustração sentidas pelo animal, este comportamento agressivo também tem um impacto económico importante na indústria suinícola.
As lesões da cauda aumentam o risco de haver carcaças afectadas, que têm que ser parcial ou totalmente rejeitadas, principalmente devido a abcessos, como também estão associadas a carcaças com pesos mais baixos.

Como evitar a caudofagia?
A caudofagia pode não ser completamente erradicada, mas os riscos podem ser consideravelmente reduzidos se forem aplicadas medidas corretas de gestão ambiental e maneio, nas explorações.
É, portanto, aconselhável monitorizar os fatores de risco, mantendo registos detalhados das condições de criação dos suínos, bem como de quaisquer situações que possam desencadear um surto de caudofagia.

Para informação mais detalhada consultar:


© 2021 | Direção-Geral de Alimentação e Veterinária