MENU
OUVIR

j) Controlo oficial – carne fresca

Os controlos oficiais efetuados por médicos veterinários oficiais (eventualmente coadjuvados por auxiliares oficiais) em matadouros, estão definidos no Título III do Regulamento de Execução (UE) 2019/627, e incluem as seguintes matérias:

a) Informações sobre a Cadeia Alimentar;

b) Inspeção ante-mortem;

c) Bem-estar dos Animais;

d) Inspeção post-mortem;

e) Matérias de Risco Especificadas (MRE), e outros Subprodutos Animais;

f) Testes Laboratoriais.

Como princípio geral, a autoridade competente garante a presença nos matadouros de pelo menos um veterinário oficial durante toda a inspeção ante e post-mortem.
Todavia, a autoridade competente pode adaptar esta abordagem em certos matadouros identificados com base numa análise de risco, e de acordo com critérios estabelecidos nos termos do artigo 18.º do  Regulamento (UE) 2017/625 do Parlamento Europeu e do Concelho.

Os requisitos específicos de inspeção a que devem ser submetidos todos os animais abatidos, estão definidos na Secção 3 do Titulo III  do Regulamento de Execução (UE) 2019/627.

Nesta secção estão também identificadas algumas medidas relativas a riscos específicos, como encefalopatias espongiformes transmissíveis, cisticercose, triquinose, mormo, tuberculose e brucelose.


© 2025 | Direção-Geral de Alimentação e Veterinária

Skip to content