MENU
OUVIR

Apresentações do mês

30 de janeiro 2024

Evento Cânhamo Industrial | O (re)nascer da fileira em Portugal

Cânhamo Industrial | O (re)nascer da fileira em Portugal
No âmbito do evento organizado pela CONSULAI e pela CÂNHAMOR que decorreu em Beja no Auditório da EDIA, no dia 30 de janeiro, conforme Programa, a DGAV participou com a Apresentação do Tema Cânhamo Industrial | O (re)nascer da fileira em Portugal que incidiu sobre os seguintes pontos: Enquadramento legal do Cultivo Industrial, Cânhamo na Alimentação Animal e Cânhamo na Alimentação Humana.
> Ver apresentação

17 a 18 de janeiro 2024

Platform Action’s bridging workshop on Disaster Management and Risk Reduction (DMRR)

Foto do grupo participante no workshop da WOAH-Lisboa

Decorreu em Lisboa, de 17 a 18 de janeiro 2024, o Workshop dos Planos de Ação da Plataforma WOAH sobre Gestão de Catástrofes e Redução de Riscos.
Estão disponíveis para consulta as comunicações apresentadas ver Meeting Report.
CASCADE simulation exercise (SIMEX) on floods and earthquakes, por Yolanda Vaz > Ver apresentação
Experience of the Portuguese Veterinary Services in assisting production and companion animals during wildfires, por Maria Jorge Correia > Ver apresentação

29 de junho de 2023

Utilização prudente de Antimicrobianos em animais – Vacas leiteiras
A convite da HIPRA University, a DGAV participou na Sessão «Expetativas e orientações para o uso prudente de antimicrobianos no controlo da mastite bovina», realizada no dia 29 de junho de 2023, no Espaço AGROS, com a apresentação do tema «Utilização prudente de Antimicrobianos em animais – Vacas leiteiras» por Filomena Ramalho.
>Ver apresentação

16 de maio de 2023

Recomendações para o consumo de pescado
A Direção Geral da Alimentação e Veterinária (DGAV), o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, IP (INSA), a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP) e o Instituto Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) promoveram a Apresentação pública das recomendações para o consumo de pescado para a população portuguesa, no dia 16 de maio.
Estas recomendações têm por base a avaliação risco-benefício associada ao consumo de pescado, considerando a exposição a mercúrio e a ingestão de ácidos gordos ómega-3, pela população.

8 de maio de 2023

Segurança dos Alimentos: do Prado ao Prato
A DGAV participou na 2ª conferência O que andamos a comer? do Ciclo de Conferências: «Uma Só Saúde – Agricultura, Alimentos e Ambiente», que decorreu no Auditório da Sede Nacional da Ordem dos Engenheiros, em Lisboa, dia 8 de maio.
A apresentação da DGAV, assegurada pela Mestre Paula Bico, incidiu sobre a segurança dos alimentos, na visão abrangente do prado ao prato, na Europa e em Portugal.
>Ver apresentação

27 de abril de 2023

Tecnologia de Membranas na Valorização Sustentável – Sector dos Lacticínios
Maria do Carmo Caetano, Diretora de Serviços da DSAVR Alentejo (DGAV) participou na 39ª edição da Ovibeja, numa Sessão dedicada ao tema «Soro de Leite – Grandes Oportunidades – Da Realidade do Setor do Queijo à Valorização Económica do Subproduto Soro».
>Ver apresentação

15 de abril

Proteção de animais em transporte: prioridades atuais e perspetivas futuras
Maria Jorge Antunes Correia, da Direção de Serviços de Proteção Animal, participou no 10.º Encontro de Formação da Ordem dos Médicos Veterinários (EFOMV) realizado pela Ordem dos Médicos Veterinários, nos dias 14, 15 e 16 de abril, no Centro de Congressos de Lisboa, onde apresentou o tema «Proteção de animais em transporte: prioridades atuais e perspetivas futuras»

>Ver apresentação

8 de março de 2023

Nova Praga de Quarentena «Scirtothrips aurantii» | Sessão de Informação de 8 de março
No passado dia 8 de março, a DGAV realizou em parceria com a DRAPALGARVE uma Sessão de Informação sobre a «Nova Praga de Quarentena Scirtothrips aurantii».

Apresentações disponíveis:

3 de março de 2023

Colóquio «PEPAC e Uso Racional dos Antibióticos»
Filomena Ramalho, Coordenadora Regional do Plano de Controlo de Utilização dos Medicamentos, participou no colóquio «PEPAC e Uso Racional dos Antibióticos» que se realizou no passado dia 3 de março de 2023, no auditório da PROLEITE, com a apresentação do tema «O papel dos produtores na utilização responsável de medicamentos veterinários» onde foram abordados os seguintes tópicos.


 


© 2024 | Direção-Geral de Alimentação e Veterinária

Skip to content