MENU
Géneros Alimentícios de Origem Não Animal
EXPORTAÇÃO PARA PAÍSES TERCEIROS
A exportação de géneros alimentícios de origem não animal (GAONA) para países terceiros (não pertencentes à UE), pode ocorrer com ou sem intervenção das Autoridades Competentes Nacionais.
Nos casos em que a Autoridade Competente do país de destino exige que a mercadoria seja acompanhada de um certificado de exportação, este deve ser solicitado à DGAV, nomeadamente aos serviços regionais executores dos controlos oficiais.
Dado que a legislação e as exigências de cada país terceiro são variáveis, os exportadores nacionais devem obter informação sobre os requisitos higio-sanitários e os tipos de certificados necessários para o tipo de mercadoria a exportar, junto dos importadores do país de destino.
COMO SOLICITAR UM CERTIFICADO PARA EXPORTAÇÃO GÉNEROS ALIMENTÍCIOS DE ORIGEM NÃO ANIMAL?
QUE TIPOS DE CERTIFICADOS SÃO EMITIDOS?
REQUISITOS ESPECÍFICOS POR PAÍS DE DESTINO E/OU PRODUTO
Existem produtos cujas regras já foram estabelecidas pelos países importadores e harmonizadas com Portugal e outros que detêm particularidades no âmbito da exportação, designadamente:
País de destino | Produto a exportar |
---|---|
Brasil | Azeite, Bebidas e outros alimentos |
China | Géneros Alimentícios |
EUA | Géneros Alimentícios |
Reino Unido | Géneros Alimentícios de Origem Não Animal de Alto Risco |
República da Coreia | Sal marinho tradicional |
Qualquer | Alimentos destinados a Grupos Específicos |
Qualquer | Suplementos Alimentares |
Qualquer | Materiais e objetos para contacto com alimentos |
Notícias de relevo sobre outros países:
- Marrocos – Sumos e néctares, bem como conservas de vegetais sujeitas a tratamento por calor, incluindo molhos e condimentos/temperos (3/6/2024).
- Aviso da Autoridade Competente do Reino de Marrocos aos seus importadores;
- Manual de utilização da plataforma de registo de estabelecimentos – ATLAS.
Consulte ainda:
- Transição de atribuições da segurança alimentar das Ex DRAP para a DGAV Norte, Alent, Alg e Centro, LVT
- Portal da UE Access2Markets
- GlobalAgrimar (GPP.pt)
Última atualização 2025-02-21